quarta-feira, 14 de março de 2012

Estado alvo de penhora por não cumprir sentença

Estado alvo de penhora por não cumprir sentença
Um advogado de Guimarães garantiu hoje que vai penhorar o Estado português para assegurar o pagamento, por parte do Ministério da Defesa Nacional, de uma indemnização a uma ex-militar, decretado pelo tribunal em Novembro de 2011.
«A sentença já transitou em julgado, mas o pagamento ainda não foi feito, pelo que em Fevereiro avançámos com a execução e estamos agora à espera do despacho judicial para indicarmos bem à penhora», disse à Lusa o advogado Diogo Leite Ribeiro.
Em causa está uma militar que prestou serviço no Exército entre 2000 e 2005, ano em que o contrato não foi renovado.
A mulher deixou o Exército mas os «direitos», no valor de 4.100 euros, não lhe foram pagos.
Reclamou para a Chefe de Estado Maior do Exército (CEME) e para a Provedoria de Justiça.
Em Novembro de 2006, e em resposta à Provedoria de Justiça, o CEME alegou «dificuldades orçamentais», mas afirmava ser «expectável» que até final desse ano aquele pagamento pudesse ser satisfeito.
Em contactos posteriores, a Provedoria de Justiça «pôde apurar» que, ainda durante Dezembro desse ano, foram disponibilizadas verbas para as indemnizações por cessação de contratos e que o Exército «estava a processar» os respectivos abonos.
«Para a minha cliente, foi processado zero, até ao momento», criticou Diogo Leite Ribeiro.
Deu entrada com um processo no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, que por decisão de 15 de Novembro de 2011 condenou o Estado português a indemnizar a ex-militar.
«Com juros, estão em causa pouco mais de 5.000 euros, mas pagamento nem vê-lo. Decorridos mais de três meses e já instaurada execução, aguarda-se despacho para se proceder à penhora e apreensão de viatura oficial capaz de saldar a dívida», rematou o advogado.
A Lusa contactou o Ministério da Defesa Nacional, que remeteu para mais tarde eventuais comentários sobre o assunto.
Lusa/SOL

Sandra M. Ferreira
Aluna 17885

Sem comentários:

Enviar um comentário