domingo, 22 de abril de 2012

Notícias do dia - com a intervenção dos Tribunais Administrativos 







"Podia ter acontecido uma catástrofe" no Marquês

O vereador lisboeta José Sá Fernandes afirmou este domingo que "podia ter acontecido uma catástrofe" no Túnel do Marquês caso não tivessem sido feitos os estudos ordenados pelo tribunal na sequência da providência cautelar que interpôs contra a obra.
Em declarações à Lusa a propósito do quinto aniversário da abertura ao trânsito do Túnel do Marquês, uma bandeira eleitoral de Pedro Santana Lopes em Lisboa, Sá Fernandes insistiu que esta não era "uma obra essencial" e destacou que o estudo de avaliação/impacte ambiental realizado por ordem do Tribunal Administrativo "permitiu modificar questões estruturais, mas também pontos essenciais como a ventilação e a segurança".
Sá Fernandes interpôs, enquanto advogado, uma providência cautelar em 2004 contra a construção do túnel, alegando falhas no projecto. O tribunal decidiu a paragem da obra e a realização de estudos.
Para o actual vereador da maioria liderada por António Costa (PS), "perante os factos e a ausência dos estudos necessários", o tribunal "não teve alternativa" senão mandar suspender a construção, o que se prolongaria por sete meses.
"Foi uma obra mal preparada e mal estudada. Se o tribunal não a mandasse parar podia ter acontecido uma catástrofe, como aconteceu no Terreiro do Paço com as obras no túnel do metropolitano", sustentou, acrescentando que "o que muitos parecem ignorar é que o túnel que está hoje feito é substancialmente diferente daquele que se pretendia fazer", graças aos contributos dos estudos feitos já durante a obra.
Sá Fernandes acredita que a infra-estrutura "facilita sobretudo a entrada de carros na cidade e não resolve questões de fundo como a mobilidade e a qualidade ambiental em artérias como a Avenida Fontes Pereira de Melo ou a Avenida da Liberdade".
A obra começou a ser construída em 2003, gerando forte contestação, incluindo a providência cautelar que obrigou à paragem da empreitada interposta por José Sá Fernandes. O túnel abriu ao trânsito em 25 de Abril de 2007, mas só há três semanas ficou concluído, com a abertura da saída para a Avenida António Augusto de Aguiar.
in Correio da Manhã, 22 de Abril de 2012

Vânia Canhoto
Aluna nº 18449


Sem comentários:

Enviar um comentário